Depois de ter feito um busto meu, resolvi fazer a versão Zombie dele, pra praticar uma texturização mais avançada e também porque eu gosto do gênero. Muito da inspiração veio de alguns títulos conhecidos como The Walking Dead, Left 4 Dead e Dead Island. Dessa vez o processo foi mais confortável, eu ja entendia alguns sistemas que poderiam causar problemas e já consegui partir para o modelo 3d intercalando entre Zbrush e 3dsmax, fazendo cortes e adicionando novas malhas no modelo do busto. Abaixo uma imagem da fase inicial no zbrush, e depois uma prévia do modelo geral (corpo) e alguns testes de textura, como nos dentes que era uma peça importante na aparência final.
O modelo 3D foi fácil de ser finalizado, algumas peças foram geradas a partir de outras então não levou muito tempo, era algo esperado também pois eu sabia que o trabalho mais complexo seria na composição das texturas. O modelo não é uma peça unica, são várias peças que formam esse todo, isso facilita no gerenciamento futuro de tudo, até mesmo as texturas não foram feitas uniformemente, eu priorizei somente o que iria aparecer para a câmera, o que ficou fora disso foi feito em menor e baixa qualidade de imagem. Essas técnicas são boas para economizar tempo, e não só isso, você pode gerar uma textura de 4096px e usar 80% do canvas pra focar no que realmente vai aparecer, vai te dar mais detalhes e aparecer na imagem final depois de tanto trabalho.
Alias, o trabalho do modelo foi divido em Cabeça, tronco e pernas. A imagem abaixo ilustra isso. A cabeça possuía olhos, dentes, língua e cérebro. No tronco a camiseta (clássica) com corte e a flecha (logo mais explicarei sobre). A calça também com corte e tênis (o branco). O corpo fechando com mais detalhes onde seriam vistos, nos cortes das roupas e mãos.
Com tanto modelo separado foi até interessante começar a texturizar, quando terminava um sempre surgia outro que dava pra fazer.. Ainda assim nao era só fazer uma textura e estaria pronto, tive que fazer diffuse, especular e bump. Isso no minimo, alguns usaram maps de glossiness e afins.
Na imagem acima, teoricamente de dois modelos simples; mas só os dentes possuíam 5 texturas diferentes; da pra ter uma idéia de como ficaria todo o restante dos modelos.
Agora, enfim a imagem final.
Como eu havia comentado antes, a imagem possui alguns “easter eggs” são elementos colocadas de forma indireta remetendo a outra coisa, a gente costuma ver muito isso em jogos e até filmes. Pra visualizar isso, vejam as imagens abaixo com uma marcação onde tem cada easter.
Os easters nas imagens, na ordem são: Uno branco ( meu carro), Crowboar de Gordan Freeman (junto com ele), camiseta de um congresso que fez história durante o tempo de faculdade, Flecha do Daryl do walking dead (pelo menos acredite na idéia), meu tênis branco que deve ter uns 6 anos hoje e ainda “ta novo”, e um cartaz fazendo um protesto (eu demorei pra postar mas o ambiente foi feito na época que começou as manifestações). Como o tema era de zombie, resolvi ainda incorporar esses “extras”, alguns amigos conseguiram identificar o que já fez valer a pena.
Depois de finalizada a cena, resolvi fazer outra imagem focando no rosto, foi onde eu mais tive trabalho, não seria justo deixar passar batido, sendo que a câmera ainda estava longe e mesmo com uma imagem grande não seria possível ver tudo que coloquei nela.
Da esquerda pra direita, a primeira imagem é a final já editada e pós-produzida, seguindo de alguns detalhes, como saliva, dentes (mano Cuiabá representando), pele e sangue nos cortes. Como sempre pontuo nas minhas postagens, na ultima imagem uma demonstração da imagem final, sem e com pós no photoshop.
Agradeço pela visita ao site e pela leitura, deixe qualquer tipo de comentário se possível, grande abraço a todos.